Cerca de 200 alunos do 4º e 5º anos do ensino fundamental da E. M. José Pinto Teixeira, no bairro Recantus, em Belford Roxo, estão tendo aulas de cidadania e prevenção. É que as crianças, com idade entre 10 a 12 anos, participam do projeto “Operação Guarda Presente nas Escolas”, que vai acontecer até o dia 31 de agosto na unidade. Promovido pela Prefeitura, através da Guarda Municipal, o projeto, que tem o objetivo de orientar e prevenir os alunos da rede municipal contra o uso de drogas, está em sua terceira edição e já beneficiou cerca de 400 alunos da rede.

 Além desta prevenção, as crianças recebem noções de ética, cidadania, segurança, meio ambiente, bullying e história do município. Nas aulas, os alunos interagem com os agentes da Guarda Municipal e chegam a relatar experiências que vivenciam em família. Sem contar que os pais e responsáveis participam bastante e ajudam os filhos a desenvolverem a capacidade de diferenciar o certo do errado. “A Operação Guarda Presente nas Escolas” já atendeu aos alunos do Ciep Municipalizado Constantino Reis e da E.M. Heliópolis. Ao final do curso, os participantes recebem certificados de conclusão. Além deste projeto, a Guarda Municipal de Belford Roxo conta com a ronda escolar, onde acontece o patrulhamento em 37 escolas da cidade que ficam em área de risco.

 O inspetor de projetos da Guarda Municipal e um dos responsáveis pela “Operação Guarda Presente”, Thiago Silva, a ação, preventiva, visa formar agentes multiplicadores em suas comunidades e cidadãos que saibam dizer não às drogas. De acordo com o também inspetor de projetos da guarda, Egidio Soares, para atender melhor aos alunos, o projeto passou por um processo de reformulação dos materiais pedagógicos. “Estamos mais didáticos, utilizando ações lúdicas e nos adequando a realidade social de nossas crianças”, explicou.

Fonte: Prefeitura de Belford Roxo

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: