A Prefeitura de Belford Roxo vai fazer valer a Lei nº 9.263, de 12 de janeiro de 1996, assegurada na Constituição Federal, que dá direito a todo cidadão fazer Planejamento Familiar. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC), que passou a integrar o Planejamento Familiar no município, desenvolvido pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS), ao Sistema Único de Saúde (SUS), através das unidades de saúde, numa parceria direta com a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS). Com isso, assistentes sociais da SEMASC e da SEMUS farão atendimento orientando homens e mulheres a programar suas famílias. O anúncio foi feito no dia 23 de novembro, no plenário da Câmara Municipal para centenas de assistentes sociais e técnicos em saúde, que lotaram as dependências do legislativo. Por fim, foi feito o lançamento da Cartilha de Planejamento Familiar, um material informativo que será que será distribuído a população.

Daniela Carneiro, primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social, disse que sua preocupação com o Planejamento Familiar começou durante a última campanha política do prefeito, Wagner Carneiro, o Waguinho. Ela contou que caminhando por todo o município, teve contato com mulheres de pouca idade, porém, com um número de filhos expressivo. “Conheci uma moça de 22 anos, apenas, que estava grávida pela sexta vez. Era o sexto filho e de pais diferentes, sua condição social era quase miserável. Conheci muitas histórias semelhantes e isso me deixou muito preocupada”, relatou a secretária.

Durante a abertura do evento, Daniela lembrou que uma de suas primeiras medidas, ao assumir a SEMASC foi criar a Coordenadoria Municipal de Planejamento Familiar, comandada pela assistente social, Cristiane Borges. “Me apaixonei pelo SUAS, que desenvolve um trabalho muito sério. Sou comprometida com isso e sou a favor da família sempre, mas acho que o planejamento é fundamental. Estamos fazendo um trabalho sério, que o resultado não será de um dia para o outro, mas estamos empenhados em ser referência no Estado”, afirmou.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: