A Prefeitura de Belford Roxo inaugurou as novas instalações do Centro de Referência Especializado de Assistência Social Irmã Filomena – Creas III, no bairro Parque Amorim. A previsão é que a unidade atenda cerca de 100 famílias por mês. Além da presença do prefeito Waguinho, e da secretária de Assistência Social e Cidadania e primeira-dama, Daniela Carneiro, a inauguração contou também com a presença do deputado estadual Márcio Canella, secretários municipais e vereadores. O município conta atualmente com 3 Creas e 12 Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

O prefeito Waguinho, destacou que ao assumir o governo encontrou os Creas e outros prédios públicos em precário estado. Ele enfatizou que a unidade do Parque Amorim funcionará agora em um local que dará mais dignidade a funcionários e frequentadores. “Estamos reformando os Cras e Creas do município. E construindo também prédios próprios para saímos dos aluguéis. É importante dizer que em 10 meses já fizemos mais do que todos os governos que passaram por esta cidade em 26 anos”, disse Waguinho.

O prefeito informou ainda que já foi licitada a construção de 15 creches e sete escolas. “Continuamos reformando e construindo postos de saúde. No Parque Amorim e na região do Jardim Brasil, vamos reformar as praças e fazer recapeamento asfáltico”, concluiu Waguinho, destacando que o governo está com obras em diversos bairros como Prata, Heliópolis, Wona, São Vicente, Piam e entre outros.

A secretária de Assistência Social e Cidadania, Daniela Carneiro, recordou que ao assumir a pasta, em janeiro, ficou assustada com o tamanho do descaso que viu. “A infraestrutura era péssima, mas estamos conseguindo melhorar. Digo sempre que temos que tratar as pessoas com dignidade e respeito. Estamos avançando muito na assistência social e nos próximos dias iremos entregar o Cras do Shangrilá”, resumiu Daniela, segurando as lágrimas. “Foram mais de duas décadas de atraso, mas agora estamos resgatando a dignidade do povo e estamos trabalhando para construirmos um novo tempo em Belford Roxo”, completou o deputado estadual Marcio Canella.

O novo prédio conta com recepção, brinquedoteca, sala da coordenação, sala de atendimento individual, sala de equipe técnica, sala multiuso e banheiro adaptado. No total, oito profissionais, incluindo dois psicólogos e três assistentes sociais, farão os atendimentos. “Funcionávamos em um local mais acanhado. Agora a população e os funcionários ganharam um espaço com mais conforto”, disse a coordenadora Cristiane Oliveira, acrescentando que o Creas trabalha baseado em casos encaminhados pelo Ministério Público, denúncias ou demandas espontâneas. Entre os principais casos estão: maus-tratos, negligência, abuso financeiro contra o idoso e famílias em vulnerabilidade social total (sem casa, emprego e comida).

O Creas não investiga casos. O trabalho do Centro é realizar acompanhamento social das famílias que sofreram violações de direitos. Além do Ministério Público, o Creas trabalha em parceria com o Conselho Tutelar, Polícia Civil, Defensoria Pública e Polícia Militar. O Creas irmã Filomena funciona das 8h às 17h, na Rua Chile, nº 13, Parque Amorim.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: