A Secretaria da Pessoa com Deficiência de Belford Roxo realizou uma ação social dedicada ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, no bairro São Bernardo, em frente à sede da Prefeitura. Foram oferecidos uma série de serviços.

Diversas tendas foram montadas, onde cada uma representava um órgão, como a Funbel (Fundação de Desenvolvimento Social de Belford Roxo) e também representantes de alguns CRAS da cidade. Os servidores das respectivas órgãos estiveram atendendo a população e orientando-a a quais locais procurar, quais documentos necessários para a realização dos serviços e de como proceder em cada uma delas.

 Os principais serviços oferecidos foram: agendamento da segunda via de identidade, que fornecem para cada deficiência (visual, física, etc.) um símbolo de sua representação na nova carteira;  o Vale Social, que concede passagens intermunicipais para quem faz tratamento médico dentro e fora da cidade;  1ª via de CPF da Pessoa com Deficiência; Vaga legal, para obter o direito de colocar a placa de identificação de PCD (Pessoa com Deficiência) no painel dos veículos, sinalizando para vagas de estacionamento e rua a utilização da vaga; isenção de diversos documentos como: certidão de casamento, nascimento, retificação de certidão, óbito. E também o vale interestadual.

Novo documentos

 O reciclador e morador de Heliópolis, Vinícius da Costa Sales, 30 anos, esteve no local buscando o vale social e a isenção de segunda vida de identidade. Ele saiu orientado em quais lugares procurar e também com os encaminhamentos para conseguir seus novos documentos. “Fico muito feliz de saber que posso contar com a prefeitura para conseguir meus novos documentos”, completou Vinícius.

A dona de casa Aline Oliveira Lopes, 34, foi em busca da isenção da 2ª via de certidão e também da Vaga Legal. Ela saiu de lá já com sua placa da Vaga Legal. Aline disse que a ação superou suas expectativas e que estava muito satisfeita com o atendimento.

O secretário da Pessoa com Deficiência, Elvis Jacob, O Elvis da internet, frisou o quanto a prefeitura de Belford Roxo é empenhada em cuidar da acessibilidade e de uma melhor qualidade de vida para todas as pessoas com deficiência. “Essa ação é muito importante para a população, porque ela traz serviços básicos, sociais, empregabilidade para quem precisa’’, argumentou o secretário.

 A secretaria da Pessoa com Deficiência fica localizada no térreo da Prefeitura de Belford Roxo (Avenida Joaquim da Costa Lima, 3.250, São Bernardo, próximo ao Fórum).

Repost Prefeitura

TV Waguinho

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp